Gastronomia Argentina: Pratos tipicos

4 out

Sempre digo que ir a um país e não reservar um tempo e às vezes coragem para conhecer a gastronomia local é não conhecer parte do local. A gastronomia local faz parte da cultura do povo e viajar é se engrandecer com novas culturas.

A Argentina possui inúmeras comidas e sabores típicos, muitos descendentes de sua colonização espanhola, outros dos costumes nativos dos índios mapuches. Abaixo, meu top de comidas típicas argentinas!

Empanada

Empanada

Empanada - prato herdado da cozinha espanhola que se assemelha muito a nossos pasteis de forno. A diferença está em três fatores: na massa; no modo de preparo, já que além de assada elas podem ser fritas; e no recheio, o tradicional é de carne, mas existem diversos outros sabores, porém tipicamente picantes. A carne não é moída como se esperaria, mas em pequenos cortes. Ideal para acompanhar uma cerveja argentina!

Medialuna

Medialuna

Medialuna – a medialuna argentina é muito similar ao clássico croissant, que apesar do nome francês, tem origem austríaca. A diferença está na massa, com mais manteiga; no tamanho, normalmente menores; e nos sabores – as doces são mais doces, podem ser cobertas de banha e possuem uma camada acima da massa.

Parrillada – a parrillada foi difundida pelos gaúchos dos pampas brasileiros, argentinos e uruguaios. Também chamado de asado, porém se diferencia deste por obrigatoriamente utilizar uma grelha ou parrilla, na língua local. Tipicamente é feito com lenha ou carvão, mas ultimamente o mais comum é ser feito em restaurantes que utilizam grelhas elétricas. A parrillada completa inclui carne de boi e de porco junto com suas partes menos nobres como rins, partes do intestino e outros órgãos acompanhado muitas vezes de molho chimichurri. Parece estranho, mas é delicioso para quem curte carne!

Alfajor

Alfajor

Alfajor - o alfajor argentino é o mais clássico de todos e é provavelmente o doce mais característico da Argentina graças à Havana, marca mais famosa de alfajores e outros deliciosos doces. Provavelmente de origem equatoriana, o alfajor é composto por duas ou três massas de biscoito assadas e crocantes com recheio de doce de leite entre elas e cobertas com açúcar confeiteiro, na receita original, ou com chocolate, na versão atual e mais tradicional. É maravilhoso! Meus preferidos são três – Havana, Casa del Turista e Jorgelín (esse entre os genéricos).

Dulce de Leche

Dulce de Leche

Dulce de leche – é quase igual ao nosso doce de leite, mas com um toque de baunilha e sal que faz toda a diferença! Vale provar, acho mais gostoso do que todos os países que já passei.

Helados – vários sorvetes argentinos, principalmente em Buenos Aires, são maravilhosos, mas sem dúvidas o de dulce de leche é o melhor! Meu preferido é o da Freddo.

Vinho – a principal região argentina produtora de vinho sem dúvidas é Mendoza e sua uva mais característica é a malbec. O vinho possui um preço muito bom no país, onde uma taça muitas vezes custa o mesmo preço ou até menos do que uma lata de Coca-Cola. É mais popular que a própria cerveja no país. Meus preferidos são da vinícola Don Eugenio.

No comments yet

Leave a Reply