Mochilao por Uruguai, Argentina e Chile

13 mar

Nos meses de janeiro e fevereiro caí mais uma vez na estrada com meu mochilão nas costas! Nada melhor do que relatar as experiências vividas depois de um longo sumiço do blog. Sumi por motivos de uma pós-graduação que finalmente terminou e foi bem comemorada com esta viagem.

Foi minha quarta viagem para fora do Brasil e, pela primeira vez, consegui ir com minha namorada. Passamos 21 dias em territórios de língua espanhola muito bem aproveitados. Valeu muito a pena ter visitado novamente a Argentina e o Chile e ter conhecido o Uruguai.

Para a viagem, fui com tudo planejado como sempre. Planejei quais atrações e locais que iria visitar na viagem, quantos dias em cada um, onde me hospedar, quanto gastar com alimentação, passeios e transporte e uma pequena margem para alterar uma coisas ou outra durante a viagem. A princípio achava que deveria terminar a viagem em Punta del Este, cidade que achei que seria o ápice da viagem devido a conhecer grande parte das outras, mas nem foi. Acho que todas as cidades tiveram muitos pontos altos e pouquíssimos pontos baixos.

Vou detalhar nos próximos posts minha passagem por Punta del Este, Montevideo, Colonia del Sacramento, Buenos Aires, Mendoza e Santiago. Todos os valores vão estar expressos em pesos locais, seja uruguaio, argentino ou chileno, salvo quando houver o R, de reais, na frente do cifrão ou US, significando dólares norte-americanos. Na época da viagem, UM real equivalia a cerca de 12,50 pesos uruguaios, 2,56 pesos argentinos, 333 pesos chilenos e cerca de 0,55 dólares norte-americanos. Nosso gasto total foi de R$5.100, ou seja, R$2.550 para cada um.

Agradeço aos amigos e conhecidos que ajudaram, principalmente à galera do Mochileiros!

Mapa do roteiro de 21 dias por Uruguai, Argentina e Chile

Mapa do roteiro de 21 dias por Uruguai, Argentina e Chile

6 Responses to “Mochilao por Uruguai, Argentina e Chile”

  1. MARIANA 23. abr, 2013 at 9:38 #

    Oii.

    Nossa, vocês super economizaram. Que show! Tô pensando em fazer um mochilão [primeiro da minha vida], mas sozinha. Pensei em Chile e Argentina. Cadê o post que fala sobre os lugares??
    Bjao

  2. Carlos e Joana 23. abr, 2013 at 16:52 #

    Ola amigos,

    Fizemos essa viagem agora no final do ano de 2012 (eu, minha esposa e nossos dois filhos, do dia 20/12 à 10/01/2013), saindo de São Paulo e voltando até Porto Alegre. Nessa viagem, passamos 4 dias em Ushuaia. Segue abaixo algumas informações para vocês analisarem e uma explanação de nosso roteiro:

    .Fizemos nossa viagem em 21 dias, rodamos 12.151 km, sem repetir estrada. (isso tornou nossa viagem diferenciada, pois até o ultimo dia, passamos por novas paisagens, novas cidades e etc)

    .O preço da gasolina varia entre 4 à 8 pesos Argentinos. (nosso carro é uma Veracruz, à gasolina, por isso, não tenho informação de preço do diesel)
    No sul da Argentina é onde o combustível é mais caro. Nós gastamos 1.814 litros de combustível (gasolina) em toda viagem. Tem alguns trechos que os postos de combustível são muito distante, de um para outro, teve trecho, às margens das Cordilheiras, que andamos 514 km de um posto para outro. (quase ficamos sem combustível na estrada, pois nosso carro tem um consumo alto, limitando a autonomia)

    .É muito importante levar moeda Argentina (pesos), pois o real, praticamente ninguém recebe e dólar ha uma variação muito grande de troca. (trocamos 1 dólar por 4 até 6,9 pesos Argentinos) Cartão de crédito muitas vezes não é aceito, principalmente nos postos de combustível. (quando aceitam, o VISA é o mais apropriado)

    .NOSSA ROTA DE IDA:

    São Paulo.
    Curitiba.
    Balneário Camboriú. (belíssimo).
    Florianópolis. (melhor ostra que já me servir, na nova Churrascaria Ataliba)
    Torres. (praia mais frequentada pelos Gaúchos)
    Gramado/Canela. (Natal Luz, belíssimo e inesquecível)
    Chuí. (fronteira “seca” com Uruguai, Free Shopping na rua)
    Punta del Este. (passamos o natal, Hotel Conrad…maravilhoso)
    Colônia del Sacramento. (Cidade Histórica, onde pegamos o Buquebus para Buenos Aires).
    Buenos Aires. (Puerto Madeiro, bons restaurantes. O Zoológico Juan vale a pena)
    Pegamos a RUTRA 3, para Bahia Blanca. (Chubat, PINGUINZEIRA)
    Comodoro Rivadavia.
    Rio Gallegos (cidade de 80 mil habitantes, com boa infra)
    Cruzamos o Estreito de Magalhães (Pacífico)
    300 km chegamos em Ushuaia (belíssimo, passeio nas Geleiras, Teleférico, Parque Nacional e a grande história da Penitenciária do Ushuaia. Bons restaurantes como o Andino, Volver e etc).

    .NOSSA ROTA DE VOLTA: (as margens das Cordilheiras, até Bariloche)

    Ushuaia-Punta Arenas (Chile, Cidade com um Cassino belíssimo)
    Puerto Natalis (Chile, belíssima região)
    EL Calafate (Argentina, muitos hotéis e boas programações no gelo)
    Perito Moreno (só de passagem mas belíssimo)
    Bariloche (os lugares que já tínhamos passado eram tão belos, que Bariloche não “encantou”, mesmo com toda sua fama e beleza)
    Santa Rosa. (só de passagem, rumo ao Uruguai)
    Rivera. (Divisa do Uruguai com o Brasil. Fronteira “seca”, com várias opções de Free Shopping, bom para comprar perfumes e bebidas)
    Porto Alegre (dia 10/01/2013, deixamos o carro fazendo revisão, pegamos um avião para Recife, começar a “luta”, para pagar as contas e programar nossa segunda viagem pela América do Sul. Nosso objetivo é fazer Mendonza, Santiago, Assunção e Campo Grande, onde deixaremos o carro, no período da Semana Santa)
    Grande abraço para vocês e que DEUS abençoe a viagem.

    Carlos, Joana, João Pedro e Carlos Eduardo.

  3. christiane 01. ago, 2013 at 13:25 #

    Estou indo para America do Sul em Setembro 2013, minha primeira viajem , e estou meio perdida, pesquisei bastante mas não encontrei muitas coisas. Gostaria de montar um roteiro para 10 dias. Mas não conheço muito a cidade. Gostaria de saber os lugares que não posso deixar de ir. E se puderem me dar informações sobre pousadas, alimentação, e os passeios tambem agradeço. Os gastos de Uruguai, Argentina e Chile.

  4. Leonardo Caetano 19. nov, 2013 at 7:10 #

    Cristiane, infelizmente estive ausente do blog e só vi seu post hoje. Já deve ter feito a viagem, desculpa.
    De qualquer forma, em 10 dias, teria que se dedicar a uma parte de algum desses países. Poderia fazer Buenos Aires (4), Colonia (1), Montevideo (3) e Punta (2) – 2 dias apenas em Punta por ser inverno. Outra opção seria Santiago (5), Mendoza (3) e Pucón ou San Pedro (3), gastando 11 dias. Quem sabe Buenos Aires (4), Mendoza (3) e Santiago (5), gastando 12 dias. Acho que seriam boas opções de roteiro. Os gastos estão no post de cada cidade.
    Abs

  5. Leonardo Caetano 19. nov, 2013 at 7:14 #

    Carlos e Joana, que viagem sensacional!!! Está nos meus planos fazer um roteiro de carro pela América do Sul e esse que fizeram deve ser incrível!
    Grande abraço!

  6. Leonardo Caetano 19. nov, 2013 at 7:17 #

    Mariana, viajar econonomicamente é com a gente! :)
    Os posts que falam sobre o Chile e Argentina são esses. Vou liberar mais alguns posts em breve sobre esses lugares.
    Bom planejamento!

Leave a Reply